Dilma, Jô Soares e o servilismo deslumbrado

Eu nunca espero nada de Dilma. Sua fala é um mocotó que une a dislexia verbal com a completa falta de caráter. O Dilmês é o idioleto onde a mitomania é inversamente proporcional à sintaxe. Dito isso, não me importa nem um pouco o que a presidente falou em sua participação no Talk Show de Jô Soares. O repertório de espancamento da verdade e da concordância deve ter seguido exatamente a mesma linha já vista em debates, pronunciamentos, coletivas de imprensa e discursos em Picos do Piauí. Chamá-la de “pós-cínica”, como fez o jornalista Josias de Souza, é chover no molhado.

Pelos relatos que li, e são unânimes, a entrevista foi uma sessão constrangedora de servilismo, dessas de fazer a audiência encolher no sofá de tanta vergonha alheia. Jô Soares serviu um banquete para a presidente, que apenas seguiu sua natureza, aproveitando as levantadas de bola para discorrer impropérios livre de qualquer contraditório. É claro que não se espera de um Talk Show a mesma acuidade jornalística e o mesmo nível de pressão que se espera de um programa propriamente noticioso, como uma sabatina no Jornal Nacional. Ocorre é que o gordo montou um palanque para Dilma. Nem João Santana conseguiria ser tão panfletário.

Meses atrás, em um episódio lamentável, Jô Soares achincalhou publicamente um integrante de sua plateia que ousou defender o deputado Jair Bolsonaro. Do alto de sua mesinha, ele incitou seu público contra o rapaz e ainda disse que já havia ouvido “muitas bobagens”, mas não uma daquele tamanho. Na noite de ontem, ouvindo Dilma falar livremente sobre os mais variados assuntos, da crise econômica até a as trocas na direção da Petrobras, o apresentador não mostrou a mesma indignação. Ao contrário. Bem deslumbrado e bem domesticado, escancarou a moral de capacho que o faz bater o pé com anônimos e lamber as botas das autoridades.

Uma entrevista difícil
Anúncios

Um comentário sobre “Dilma, Jô Soares e o servilismo deslumbrado

  1. Li com interesse e prazer seu ótimo comentário. Além da lucidez e inteligência da opinião, uma linguagem rica em imagens poderosas e muito sugestivas; Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s