Andre Machado e o “erro” do PCdoB. Ou: Faz sentido um jornalista se filiar em um partido comunista?

Andre Machado pediu as contas do PCdoB. O motivo foi a decisão do partido de apoiar o “distritão”, uma jabuticaba política que alguns líderes queriam importar do Afeganistão, país de histórica tradição democrática. Machado afirma ter sido um “erro” tomar essa posição. Eu também acho, e até me solidarizaria com o referido jornalista não fosse esse o menor dos motivos para se desfiliar dessa sigla.

O PCdoB, ainda que existente em uma democracia, guia-se,  segundo seu estatuto,  “pela teoria científica e revolucionária elaborada por Marx e Engels, desenvolvida por Lênin e outros revolucionários marxistas.” Em outras palavras, guia-se pela ditadura do proletariado.  Cada país que experimentou a “teoria científica” de Marx e Engels se viu em um banho de sangue. Assim foi na URSS, na China, no Camboja. Assim é em Cuba e na Coreia do Norte.

Entre as reclamações de Andre Machado está a de que ele interrompeu “uma trajetória jornalística bem sucedida para buscar um espaço na política pela sigla”. É até cômico que um profissional da área, e não quero desmerecer a carreira de Machado, se imagine militante de um partido que prega uma ideologia que onde governou jamais deu espaço para “trajetórias jornalísticas”, preferindo acabar com as liberdades públicas de opinião ao acondicionar toda a informação divulgada e permitida em órgãos oficiais.

O partido que até ontem acolhia Andre Machado é o mesmo que esteve envolvido nos escândalos do Ministério dos Esportes, quando da passagem de Orlando Silva, bem como foi aquele que lamentou a morte do ditador sanguinário da Coreia do Norte, Kim Jong-il. Nada disso fez com que Andre Machado deixasse a sigla. Nada disso tornou sua situação nela insustentável.

Andre Machado tem todo direito de se arrepender e se desfiliar, mas é preciso dizer que na Coreia do Norte ou em Cuba, seu anúncio seria considerado traição e ele provavelmente seria fuzilado. Felizmente estamos em um país democrático. Aqui ainda não nos guiamos “pela teoria científica e revolucionária elaborada por Marx e Engels.”

E ai
E ai Lênin, beleza?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s