A voz é a imagem de Lula

Já houve no passado um Lula que se pretendia líder de massas. A despeito de seu peleguismo, de seu trabalho de informante para os milicos, de seu desprezo para com os líderes de esquerda que voltavam da anistia, o sujeito era um verdadeiro ícone dos palanques. Ao seu modo, e com a ajuda de muita gente na imprensa, na política e na academia progressista, criou toda uma mitologia ao seu redor. O Lula do passado foi uma figura deletéria para o país. O Lula do presente consegue ser ainda pior. E isso restou evidente no último 1° de maio, quando usou a estrutura montada pelas centrais sindicais para destilar seu ódio contra a imprensa e contra todos aqueles que lhe fazem oposição.

O professor e inspirador de Chavez, Maduro e da camarilha de bolivarianos que se apoderou da América Latina, não economizou em perdigotos e ilações maliciosas, numa tentativa débil de responder a bombástica matéria de Época que divulgava a investigação aberta pelo MPF para apurar o suposto tráfico internacional de influência praticado pelo ex-presidente.

O conteúdo do palavrório de Lula é aberrante, totalitário, megalômano e descolado da realidade. Aquela fanfarronice nojenta, entretanto, escancara o desespero de quem já não pode se considerar o dono da rua. Dela ele foi expelido. O evento em si é prova disso. Assim como Dilma, Lula só fala para amestrados, devidamente isolado de quem quer que tenha um pingo de consciência individual.

Quem acompanhou o discurso do ex-presidente também deve ter notado o tom de sua voz. Desarticulada e esganiçada, virou uma caricatura de si mesma. Daria até pena, não fosse usada com o propósito de escarnecer a democracia e vituperar em nome da continuidade do projeto de poder do PT. Entretanto ela se tornou o retrato ideal e hediondo de uma figura política decadente que caminha a passos largos para sair definitivamente de esfera mitológica e entrar de vez na lata do lixo da história nacional.

Não é fácil aguentar 21 minutos de Lula, mas o seu discurso está ai na íntegra para quem ousar assistir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s