Sobre o Mensalão Tucano

Toda vez que alguém cita o mensalão do PT, surge alguém simpático ao PT para falar do mensalão do PSDB. Mas o que foi o mensalão tucano? Foi um esquema de corrupção de financiamento de campanha. Sim, Valério estava lá. Sim, Eduardo Azeredo , hoje deputado pelo PSDB, está envolvido até a peruca. Mas não são crimes da mesma envergadura (você pode dizer o que quiser, mas há crimes que são mais e menos graves). O Mensalão do PT não foi um esquema de desvio de recursos eleitorais, foi um sofisticado método de compra de parlamentares, cujo objetivo era dobrar o Legislativo ao bel-prazer do Executivo. A mecânica ali era corromper as instituições de forma contumaz. O mensalão tucano não tinha nada disso. Não haviam deputados envolvidos, não havia tentativa de compra de parlamentares. As denúncias de peculato e lavagem de dinheiro se referem a campanha do então governador, não a sua tentativa de comprar as simpatias da Assembléia Mineira.

De um lado um escândalo nacional, com o claro interesse de montar um Congresso paralelo. De outro lado um esquema de corrupção regional, localizado, restrito a uma campanha política. Sim, dois crimes. Sim, todos os culpados, independente de partido, devem ir em cana. Mas querer comparar esses escândalos não é dar importância em excesso ao mensalão mineiro, e sim tentar, de forma canalha, reduzir e minimizar aquilo que foi uma tentativa de estuprar a democracia a condição de delito comum.

ADENDO: O mensalão petista é considerado o maior escândalo da história não pelo volume de recursos desviados, mas sim em virtude de sua metodologia totalitária que tentava fraudar o Estado de Direito.

ADENDO 2: Se Eduardo Azeredo está sendo julgado por ser responsável por sua campanha (e é), então, pela lógica petista de que tudo foi apenas crime de Caixa 2, devemos perguntar os motivos que levam Lula a ficar de fora da denúncia envolvendo o mensalão petista.

Anúncios

2 comentários sobre “Sobre o Mensalão Tucano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s